sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Eleições para CAE - 15 de Agosto

CARTA PROGRAMA



HISTÓRICO__________________________________________________

O coletivo “Levanta ou CAE” surgiu da necessidade de discutir diversos assuntos da Enfermagem e da Universidade com os estudantes, buscando informá-los para que estes se atentem à realidade dos mesmos. Procuramos levar aos graduandos assuntos que sejam de interesse geral como: o exercício profissional, Hospitais Universitários, Greves, Estágios, UNE, Reforma Universitária entre outros. Sendo assim, mensalmente, fazemos jornais do coletivo visando cumprir tais funções. Realizamos ainda eventos para que tais objetivos fossem atingidos como: a I semana Universitária dos Estudantes de Enfermagem e o Encontro Regional de Enfermagem. Entretanto, acreditamos que isto só não basta! Faltam ainda mobilizações mais concretas; planejamentos reais e, principalmente, comprometimento de todos os envolvidos para concretizar tais mudanças. E umas das saídas que encontramos foi disponibilizar aos estudantes mais uma opção para representá-los no centro acadêmico. Partindo desse pressuposto, temos o intuito de além de dar uma nova cara ao movimento da Enfermagem, apresentar propostas simples, porém eficientes.

“Somente quem se movimenta sente as correntes que o prendem”. Rosa Luxemburgo

Um pouco de política________________________________________

A palavra política é derivada do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado, porém pode ser utilizada como substantivo ou adjetivo, compreendendo as ações, comportamentos, intuitos, entendimentos e desentendimentos dos homens. Logo, todo ser humano é um ser político, como já dizia Aristóteles. Portanto, é apenas através destas atitudes que compreenderemos o que se passa hoje em nossa sociedade.




REFORMA UNIVERSITÁRIA, UNIVERSIDADE NOVA, REUNI
Veja mais nos textos sobre Reforma Universitária aqui mesmo no Blog!
Significa o sucateamento e perda de autonomia da Universidade através de parcerias com as empresas privadas; da implantação de ensino a distância; cobrança de taxas entre outros; limitando o acesso da população a mesma. Defendemos um projeto de Universidade que vise o ensino gratuito, público e de qualidade, nos colocando contra a qualquer projeto que fira tais preceitos.


ENADE/SINAES
Veja mais nos textos sobre ENADE aqui mesmo no Blog!
O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior na prática não avalia a estrutura real das Universidades nem se o ensino proposto é de qualidade, pois cria apenas uma competição a fim de promover à distribuição de verbas às mesmas, não distinguindo privada de pública. Possui ainda caráter punitivo, cortando a verba e fechando cursos que não atinjam as metas propostas pelo MEC. Porém, ao mesmo tempo, regulariza o funcionamento cada vez maior de Faculdades Privadas e cursos técnicos, voltados apenas ao mercado de trabalho, deixando de lado o tripé da universidade: Ensino, pesquisa e a extensão além de seu caráter crítico. E, sendo assim, propomos o BOICOTE, pois somente desta maneira teremos uma avaliação de verdade!



HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Veja mais nos textos sobre Hospitais Universitários aqui mesmo no Blog!
São campos de ensino, pesquisa e extensão que traz para a sociedade benefícios tecnológicos desde o atendimento até a assistência à saúde. A proposta de transformá-los em fundações retira todo este caráter das Instituições o que nos leva a CONTRARIAR tal medida.


CONTRA PRECONCEITOS
Sejam esses por: cor, raça, religião, etnia ou gênero. Devemos saber olhar para o próximo sem distingui-lo, criticá-lo afinal somos todos iguais. Na Enfermagem, por exemplo, o maior preconceito sofrido é o de gênero, ou seja, a formação de pré-conceitos sob a maneira de olhar a realidade da vida, tanto das mulheres quanto dos homens. A partir disso surge à necessidade de se discutir assuntos como cotas e assédio moral.


POR ISSO PROPOMOS_______________________________________

. Criar fóruns quinzenais, para discutirmos assuntos pertinentes à Enfermagem, como sistemas COREN/COFEN, REFORMA UNIVERSITÁRIA, ATO MEDICO, CURRICULO, REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO ENTRE OUTROS; E este fórum já começará dia 22/08 com o tema: ENADE/SINAES – independente do resultado das eleições.

· Realizar a “I Feira de Especialidades em Enfermagem”, trazendo para todos, informações sobre os diversos campos de atuação do profissional de Enfermagem; (Maio/2008).


· Promover mini cursos e palestras ministradas pelos profissionais recém formados, criando oportunidades para estes; (Novembro/2007).


· Fazer reuniões bimestrais, ou quando solicitado, com os representantes de turma de todos os períodos, para ajudar a solucionar os problemas pontuais de cada um e melhorar o diálogo entre os estudantes e o CAE; (Agosto/2007).


· Abrir as reuniões para todos os interessados;


· Participar de TODOS os espaços que visem à luta pela Enfermagem (ex: UNE, UPE, ENEEnf, DEPARTAMENTO DE CURSO, SETOR DE SAÚDE, REUNIÕES DE COLEGIADO entre outros) e, após todas as reuniões, mandar relatorias aos estudantes bem como o certificado de participação de tais espaços, se houver;

· Concretizar o abaixo assinado reivindicando melhorias nas instalações do nosso curso, como melhores salas, laboratórios, equipamentos bem como a estrutura do Centro Acadêmico; (Agosto/2007).


· “I Feirinha do Escambo Literário”, em que estudantes poderão trocar vender e comprar livros e xérox; (Outubro /2007).


· Deixar o Centro Acadêmico disponível e acessível aos estudantes, abrindo-o as segundas, quartas e sextas;


· Realizar a “I Reaprendendo a viver”, curso de vivência em um hospital psiquiátrico, ou clínica de reabilitação; (Dezembro/2007).


· “II Semana Universitária de Saúde de Enfermagem”, integrando os acadêmicos e profissionais da UFPR com os de outras Universidades; (Maio/2008).


· Promover eventos como churrascos (II Integradão), festas, torneios, tendo como objetivo a interação entre os acadêmicos de Enfermagem de todos os períodos com outros cursos;


· Fazer a “I Calourada de Enfermagem”, proporcionando ao novo estudante além da acolhida, informações sobre o curso, matérias, locais, entre outros; (Março/2008).


· Confeccionar a carteirinha de associação ao Centro Acadêmico com uma taxa semestral de 10 reais. Através desta, o aluno além de auxiliar no autofinanciamento do CA, terá descontos em todos os produtos oferecidos pelo mesmo (chaveiros, adesivos, mochilas, jalecos); (Setembro / 2007).


· Realizar e divulgar prestação de contas semestral;

· Manter os informativos mensais;


· Continuar a venda de materiais como Mochilas, bolsas, jalecos, camisetas.


· Organizar o Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEN) 2008, que será em Curitiba;

CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO NESSAS ELEIÇÕES, VAMOS MUDAR A CARA DA ENFERMAGEM NA UFPR!!!