domingo, 7 de outubro de 2007

** Ato CONTRA o REUNI!**

De fato, como diz a resolução do XIX congresso de estudantes da UFPR, com o debate a respeito do REUNI, intensificou-se sim nas universidades públicas o debate acerca dos rumos e diretrizes do ensino superior público que queremos.
Realmente, como há muito não se via, estudantes, técnicos e professores têm discutido o programa em salas de aula, reuniões de colegiados, departamentais, setoriais e nos conselhos superiores.
É evidente, sem sombra de dúvida, que o que nos guia nestes espaços é o projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade, que, para tanto, requer investimentos em infra-estrutura, contratação de professores, ampliação do acesso, recursos para pesquisa extensão, assistência estudantil e tudo mais.
Hã? Não ta sabendo do debate? Situe-se:
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI - , instituído pelo Decreto N. 6.096, de abril de 2007, tem como objetivo ampliar o acesso e permanência no ensino superior público”. Tudo muito positivo até se conhecer o conteúdo do programa. Veja o quadro:




É notório que o REUNI não atende nossas demandas. Além do mais, o REUNI, como acertadamente coloca a resolução do nosso congresso, vem de forma totalmente anti-democrática: primeiro, por se tratar de um decreto, instrumento constitucional desprovido de debate público e unilateral; segundo, por condicionar o provimento de verbas à adesão ao programa, ferindo assim, o princípio constitucional de autonomia universitária e terceiro, ao colocar prazos tão exíguos que não permitem o amadurecimento do debate.


Mas para nós, não nos interessa a prorrogação dos prazos, temos com clareza que o REUNI não está de acordo com as pautas da comunidade educacional. Não nos interessa decidir entrar no REUNI agora ou ano que vêm. A nós interessa uma ampliação da universidade de fato! E esta não esta contemplada pelo REUNI.


Não aceitamos nenhuma medida que caminhe para o
desmantelamento do ensino superior público!! Fora REUNI da UFPR!



Frente de Luta Contra a Reforma Universitária

Curitiba Contra Reforma