quinta-feira, 7 de junho de 2007

** Assembléia Geral dos Estudantes da UFPR **

O ato dos servidores NÃO É BRINCADEIRA!

Uma ocupação de reitoria é um ato político sério que deve ter grande participação dos estudantes, com o objetivo de pressionar a administração.
A pseudo-ocupação proposta no dia 5 de Junho pelo DCE, fere tais preceitos, pois além de não ter sido discutida com os universitários, teve o aval da reitoria – sendo previamente estruturada com hora marcada pra acabar independente das pautas serem atendidas ou não.
Além disso, esta chamada para “ocupação” desviou do real foco daquele dia: o ato dos servidores, que foi o resultado de um movimento de greve o qual reivindica:

· Contra a privatização do Hospital de Clínicas;
· Aumento regular dos salários (hoje é o menor piso entre os servidores públicos);
· Pela continuação do “Direito de greve” – Autonomia Sindical;
· Pela abertura de concursos – Hoje, vemos o expressivo aumento do trabalho terceirizado, com a finalidade de reduzir custos, através da contratação de trabalhadores com salários inferiores, sem estabilidade e possibilidade ínfima de reivindicar seus direitos.

E isto tem haver com os estudantes por que:

· A privatização do HC, por exemplo, diminui a quantidade de leitos e os atendimentos especializados;
· Diminui o campo de estágio dos estudantes da área da saúde, o ensino e a pesquisa;
· Precariza o trabalho dos técnicos, diminuindo a qualidade dos serviços prestados (Restaurante Universitário, Bibliotecas, Laboratórios, Setor Administrativo entre outros);
Além disso, a Assessoria de Assuntos Estudantis nas ultimas semanas lançou um informe sobre a verba que seria destinada aos centros acadêmicos e ao DCE. Desta verba, uma parte vem do tesouro nacional e outra dos espaços privatizados dentro da UFPR. Acreditamos que essa verba não seja suficiente para as atividades dos estudantes e a autonomia dos CA’s fica comprometida por esta vir de espaços privatizados inviabilizando as lutas do movimento estudantil.


Tragam suas pautas!



VENHAM CONSTRUIR UM ATO DE VERDADE, apoiando os servidores e estas reivindicações supracitadas, afinal esta luta também é sua!





Não deixe que poucos decidam por você, participe da Assembléia Geral dos Estudantes, no dia 13 de Junho às 11 horas, no R.U Central.


FRENTE DE LUTA CONTRA A REFORMA UNIVERSITÁRIA - COMITE UFPR

Nenhum comentário: