domingo, 18 de março de 2007

Enquanto isso na Enfermaria II

Aos alunos e alunas da Enfermagem!!!!!

Primeiramente, sejam bem vindos nestas voltas às aulas e, se você é calouro, saiba que você é muito bem Vindo!!!

Voltas aulas (q saco acabou as férias), hora de rever e fazer novos amigos, estudar, discutir, refletir; bem, é ai que entra o nosso informativo que foi criado para todos nós, alunos do curso de enfermagem, com o intuito de ser um espaço feito para informar, interagir e discutir assuntos de interesse de todos os Acadêmicos de Enfermagem.

Ta ficando monótono né?!

Mas calma, porque além de tudo isso que já foi descrito acima, esse informativo também tem como objetivo divulgar os EVENTOS QUE OCORREM NA ENFEMAGEM! Se você não é calouro, deve estar achando essa frase no mínimo estranha né? Mas é isso Mesmo, eventos que ocorrem na enfermagem, e o primeiro deles é: o Mega churras que nós da enfermagem promoveremos com a galera - gente finíssima - de Engenharia de produção!!

Por enquanto é isso! Sejam bem vindos é até a próxima!

**Nesta edição tem ainda: Entidades representativas; Apresentação da nossa mascotinha e muito mais!!**


Entidades que nos representam profissionalmente.

Então Galerinha.....é o seguinte, como somos estudantes de Enfermagem, nada mais justo que conheçamos um pouco mais sobre as Entidades que nos representam como Profissionais, aliás, o que num futuro não muito distante seremos.

Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Enfermagem, constituindo em sem eu conjunto Autarquias Federais vinculados ao Ministério do trabalho e Previdência Social.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são Órgãos disciplinadores do exercício da profissão de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Em cada Estado existe um Conselho Regional,os quais estão subordinados ao Conselho Regional,os quais estão subordinados ao Conselho Federal,que é sediado no Rio de Janeiro e com Escritório Federal em Brasília.

Os Conselhos Regionais são dirigidos pelos próprios inscritos, que formam uma chapa e concorrem á eleições. O mandato dos membros do COFEN/CORENS é honorífico e tem duração de três anos com direito apenas a uma reeleição.A formação do plenário do COFEN é composta pelos profissionais que são eleitos pelos Presidentes do COREN’s. A manutenção do sistema CONFEN/COREN’s é feita através da arrecadação de taxas emolumentos por serviços prestados, anuidades, doações, legados e outros, dos profissionais inscritos nos COREN’s. O objetivo primordial é zelar pela qualidade dos profissionais de Enfermagem e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

O Sistema CONFEN/COREN’s encontra-se representado em 27 Estados Brasileiros, sendo este filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)
*Normatizar e expedir instruções, para uniformidade de procedimento e bom funcionamento dos Conselhos Regionais;
*Esclarecer dúvidas apresentadas pelos COREN’s;
*Apreciar Decisões dos COREN’s;
*Aprovar contas e propostas orçamentárias de Autarquia, remetendo-as aos Órgãos competentes;
*Promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional;
*Exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas por lei.

Conselho Regional de Enfermagem (COREN)
*Deliberar sobre inscrições no Conselho e seu cancelamento;
*Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do COFEN;
*Executar as instruções e resoluções do COFEN;
*Expedir carteira e cédula de identidade profissional, indispensável ao exercício da profissão, a qual tem validade em todo, o território nacional;
*Fiscalizar e decidir os assuntos referentes á Ética Profissional impondo as penalidades cabíveis;
*Elaborar a proposta orçamentária anual e o projeto de seu regimento interno, submetendo-os a provação do COFEN;
*Propor ao COFEN medidas visando a melhoria do exercício profissional;
*Eleger sua diretoria e seus Delegados a nível central e regional;
*Exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas pela Lei 5.905/73 e pelo CONFEN.


*******************************************************************


E com vocês a nossa mascotinha: MaFaLdA!!!


Por que Mafalda? Mafalda é uma menina com seus dez, onze anos, cuja principal característica é o questionamento puro e simples. Seus pais, casal de classe média que padece dos questionamentos da filha, concluem esse elo familiar criado pelo autor.

Questionamento como: Porque as guerras? O que se passa com os judeus e palestinos? Por que o Comunismo, socialismo ou a democracia? Entre outras perguntas que afligem a humanidade, estão bem retratados com um toque de humor muito delicado e bem sarcástico.

A delicadeza é tanta, que muitos dos que lêem Mafalda, acabam achando as histórias normais, nada revolucionárias. Porém, a sutileza está nos mínimos detalhes de cada fala das personagens. O humor é inigualável, muitas das tiras chegam a ser perfeitamente encaixáveis em nossas vidas.
Mafalda surgiu da cabeça de um dos maiores cartunistas de nossa atualidade, Quino, como era conhecido em seu país, a Argentina, onde nasceu em 1932 na cidade de Mendoza, Quino publicou, em 1963, junto com Miguel Brascó, seu primeiro livro intitulado “Mundo Quino”, uma compilação de várias tiras humorísticas sem palavras do autor ao longo de anos de trabalho. Surgiu então, uma proposta da empresa Siam Di Tella, cujo objetivo era produzir algumas tiras de uma personagem que tivesse o nome com a letra inicial “M”, para promover uma propaganda disfarçada na história dos eletrodomésticos Mansfields. Assim nasceu Mafalda!

A princípio a idéia da empresa italiana não deu certo, porém, a mais nova criação de Quino teve mais sorte e começou a ser publicada em um jornal chamado “Leoplán”. A partir daí, Mafalda ganhou mais espaço e suas publicações particulares começaram a surgir. Surgem mais tarde, amigos da protagonista da história como, Felipe, Susanita e Manolito. Suas características são fáceis de serem enxergadas. Felipe, um sonhador sem igual, cujo maior problema é a escola. Susanita, uma perfeita “futura dona de casa”, sonha em se casar com o príncipe encantado e cuidar de seus filhos. Susana se diverte em caçoar de Manolito, um jovem empreendedor, que ajuda seu pai em seu armazém. Guille, seu irmão e futuro questionador, igual à irmã e Libertad (Liberdade), uma baixinha, porém brava, que segue os passos de todo o grupo.


** Não percam as próximas edições do nosso informativo porque tem muita novidade para vocês!!**

Nenhum comentário: