O ENADE é uma forma de avaliação do desempenho do aluno que substitui o Exame nacional de Cursos (Provão). Faz parte do processo de avaliação estabelecido pelo MEC, e este ano a Enfermagem será um dos cursos que realizarão esta avaliação.
Para que serve?
Para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação a conteudos programáticos, suas habilidades e
competências.
Porque participar do exame?
O ENADE é OBRIGATÓRIO. De acordo com a lei nº 10801de 14/04/2004 o ENADE é componenete curricular obrigatório.
Sem ele o aluno não cola grau e não recebe o diploma. O resultado passará a fazer parte do currículo pessoal do estudante,
bem como dos resultados da universidade.
Por que algumas universidades boicotam o ENADE?
A estrutura do ENADE contém componentes , o que justifica a proposta de biocote por algumas entidades.
1. Ranqueamento - O ENADE, a exemplo do Exame Nacional de Cursos (Provão), realiza o categorização das universidades em 5 níveis. Sendo assim, os resultados do ENADE seriam utilizados como propaganda para o mercado, enfatizando uma visão mais produtivista do ensino em detrimento do seu papel social (identidade social da Universidade).
2. Obrigatoriedade - Torna-se um componente curricular obrigatório do estudante a realização do exame. Dessa maneira, todos os estudantes convocados devem estar presentes no local da prova, caso contrário, constará no seu histórico acadêmico a sua irregularidade.
3. Fornecimento de Bolsas - Os estudantes de melhor desempenho no ENADE receberão incentivos do MEC (ex: bolsas de estudos). Além de avaliar individualmente cada estudante, gera uma competitividade entre estes.
4. Desrespeita as diversidades regionais - A prova a ser realizada é única, sendo assim, o estudante da Bahia realizará a mesma prova que o do Paraná, desconsiderando as particularidades sociais, políticas, econômicas e culturais entre esses estados.
5. Avaliação restrita - A avaliação dos estudantes é feita em apenas 1 (um) dia de prova, não levando em conta a vida acadêmica do estudante e o processo em que este está inserido na Universidade.
6. Punitivo X Propositivo - Ao ser punitivo, o ENADE não fornece uma análise crítica e propositiva para intervenções visando sanar problemas.
7. Financiamento - A avaliação prioriza a regulação e o controle do ensino superior, e não o seu financiamento. Dessa maneira, o ENADE não garante a melhoria das condições do ensino público e consequentemente, não visa uma política maior de universidade pública
8. Imposição - O ENADE foi imposto através de Medida Provisória pelo Governo Federal, não havendo, portanto, participação da sociedade no processo de construção do sistema de avaliação.
9. Desrespeita a complexidade do sistema de ensino superior do Brasil - O sistema de ensino superior do Brasil deve ser entendido através das sua diversidade de instituições (Universidades, Centros Universitários, Faculdades Isoladas, etc.), cada um com suas particularidades, devendo o MEC legitimar essa diversidade e avaliar de acordo com as especificidades.
10. Centralização do sistema de avaliação - A Comissão responsável pela coordenação e planejamento do exame (CONAES) é composta majoritariamente por representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este, havendo apenas 1 (uma) representação discente, 1(uma) representação docente e 1 (uma) representação técnico-adminstrativa. Dessa maneira, o processo de avaliação é centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil. Boicotar o ENADE não significa faltar a prova: Infelizmente, a presença no dia da prova é obrigatória, sendo assim, o boicote se constitui em assinar e deixar a prova em branco, colando ou não o adesivo.
Para que serve?
Para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação a conteudos programáticos, suas habilidades e
competências.
Porque participar do exame?
O ENADE é OBRIGATÓRIO. De acordo com a lei nº 10801de 14/04/2004 o ENADE é componenete curricular obrigatório.
Sem ele o aluno não cola grau e não recebe o diploma. O resultado passará a fazer parte do currículo pessoal do estudante,
bem como dos resultados da universidade.
Por que algumas universidades boicotam o ENADE?
A estrutura do ENADE contém componentes , o que justifica a proposta de biocote por algumas entidades.
1. Ranqueamento - O ENADE, a exemplo do Exame Nacional de Cursos (Provão), realiza o categorização das universidades em 5 níveis. Sendo assim, os resultados do ENADE seriam utilizados como propaganda para o mercado, enfatizando uma visão mais produtivista do ensino em detrimento do seu papel social (identidade social da Universidade).
2. Obrigatoriedade - Torna-se um componente curricular obrigatório do estudante a realização do exame. Dessa maneira, todos os estudantes convocados devem estar presentes no local da prova, caso contrário, constará no seu histórico acadêmico a sua irregularidade.
3. Fornecimento de Bolsas - Os estudantes de melhor desempenho no ENADE receberão incentivos do MEC (ex: bolsas de estudos). Além de avaliar individualmente cada estudante, gera uma competitividade entre estes.
4. Desrespeita as diversidades regionais - A prova a ser realizada é única, sendo assim, o estudante da Bahia realizará a mesma prova que o do Paraná, desconsiderando as particularidades sociais, políticas, econômicas e culturais entre esses estados.
5. Avaliação restrita - A avaliação dos estudantes é feita em apenas 1 (um) dia de prova, não levando em conta a vida acadêmica do estudante e o processo em que este está inserido na Universidade.
6. Punitivo X Propositivo - Ao ser punitivo, o ENADE não fornece uma análise crítica e propositiva para intervenções visando sanar problemas.
7. Financiamento - A avaliação prioriza a regulação e o controle do ensino superior, e não o seu financiamento. Dessa maneira, o ENADE não garante a melhoria das condições do ensino público e consequentemente, não visa uma política maior de universidade pública
8. Imposição - O ENADE foi imposto através de Medida Provisória pelo Governo Federal, não havendo, portanto, participação da sociedade no processo de construção do sistema de avaliação.
9. Desrespeita a complexidade do sistema de ensino superior do Brasil - O sistema de ensino superior do Brasil deve ser entendido através das sua diversidade de instituições (Universidades, Centros Universitários, Faculdades Isoladas, etc.), cada um com suas particularidades, devendo o MEC legitimar essa diversidade e avaliar de acordo com as especificidades.
10. Centralização do sistema de avaliação - A Comissão responsável pela coordenação e planejamento do exame (CONAES) é composta majoritariamente por representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este, havendo apenas 1 (uma) representação discente, 1(uma) representação docente e 1 (uma) representação técnico-adminstrativa. Dessa maneira, o processo de avaliação é centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil. Boicotar o ENADE não significa faltar a prova: Infelizmente, a presença no dia da prova é obrigatória, sendo assim, o boicote se constitui em assinar e deixar a prova em branco, colando ou não o adesivo.
E, é por isso e por inúmeros outros motivos que achamos importante o BOICOTE ao ENADE, pois só assim conseguiremos pressionar o governo a fazer uma avaliação de verdade que se importe realmente com a melhoria do ensino e da educação!
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