domingo, 26 de agosto de 2007


ENQUANTO ISSO
NA ENFERMARIA....



Editorial________________________________________


Aos (as) Estudantes de Enfermagem,

Infelizmente não deu! Por sete votos, a chapa “Da luta não me retiro” assumirá o Centro Acadêmico de Enfermagem. Entretanto, viemos aqui expor que não nos sentimos perdedores(as) e nem muito menos derrotados(as) afinal, conseguimos transmitir aos(as) estudantes nossas propostas e ideais provando que vale a pena lutar e acreditar em nossos sonhos! Conseguimos ainda fazer com que a informação os(as) atingisse e, que de alguma maneira, os(as) mobilizasse. E isto não tem preço!

Agradecemos pelo voto de confiança que mais de 90 estudantes depositaram em nós, por acreditar em nossas propostas e no trabalho que ao longo de um ano o coletivo vem realizando.

Agradecemos a todos aqueles que pararam e leram nossa carta programa; que agüentaram os milhões de scraps ao longo desta última semana, enfim, agradecemos a todos vocês que fizeram, pela primeira vez em muitos anos, com que houvesse realmente um processo democrático dentro da Enfermagem.

Parabenizamos a chapa vencedora, porém pedimos que a mesma faça jus aos votos obtidos e também, desde já, nos colocamos à disposição da mesma, para que assim concretizemos a melhoria do ensino, pesquisa e extensão de nosso curso, bem como a realização de tudo o que vier a contribuir para o curso de Enfermagem.


Coletivo Levanta ou CAE?!

“Há homens que lutam um dia e são bons;
Há outros que lutam um ano e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos e muitos anos e são muito bons.
Porém há os que lutam toda a vida.
Estes são os imprescindíveis”.
(Bertolt Brecht)





REUNI_________________________________________

A nova proposta de Reforma Universitária tem gerado muita polêmica, inclusive entre os setores que eram favoráveis aos projetos anteriores existem os que não sustentam mais a defesa do REUNI.


Mais uma vez o Governo Federal mostra qual o seu interesse no setor da Educação e como irá encaminhar suas propostas: através da “imposição” (já que este vem por meio de um decreto presidencial) e da distribuição de verbas “extras” (20%) somente às Universidades que aderirem ao programa. E, pensar em verba, extra, com a precarização estrutural atual é até chacota!


O decreto se resume basicamente a duas questões: a primeira é o aumento da relação aluno/professor de 12 para 18. Neste cálculo não se computa somente sala de aula, mas também horário de pesquisa, orientação de monografia, dissertação e tese etc. Na prática, as salas vão superlotar e os programas de pesquisa e extensão serão reduzidos ao máximo. A conseqüência disso são aulas menos qualificadas; a não execução de pesquisas e extensão ou mesmo a criação de artigos científicos, que são tão importantes para a sociedade brasileira.


A outra é a aprovação de 90% dos estudantes nos cursos, o que possibilitará a Universidade além de aprovar a maioria dos estudantes (sem preocupar-se com a qualidade com que isso é feito), criar uma nova seleção de alunos, a fim de atingir estas metas sem melhorar, no entanto, a infra-estrutura da mesma.


Para agravar ainda mais a situação o projeto não apresenta da onde sairá esse “montante” de recursos, os 20% extras, afinal o PAC limita o aumento dos gastos, por parte do governo, o que nos faz crer que este recurso irá apenas ser desviado e relocado de uma Universidade para outra.


Por tudo já supracitado acreditamos na importância de trazer tais discussões para dentro da sala de aula e por isso os(as) convidamos a participarem das discussões que envolvem a nossa Universidade pois só assim conseguiremos mudar a nossa realidade.



SINAES/ENADE______________________________

Como já visto em edições passadas (podem ser encontradas em nosso blog), sabemos hoje que o ENADE possui inúmeros pontos contras que ferem a autonomia e o financiamento das Universidades. Porém um dos argumentos utilizados para não se realizar o Boicote hoje é o SINAES.


O SINAES nada mais é do que o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior que possui como objetivo avaliar a estrutura da Universidade, as matérias, grades curriculares, professores enfim a Instituição como um todo o que é, sim, um avanço em relação aos governos anteriores.


Entretanto, esta acontece da seguinte maneira: através de uma avaliação interna, outra externa e da auto-avaliação.


As avaliações internas e externas são realizadas por uma bancada cuja composição é majoritariamente governamental, ou seja, são eles quem decidirão o resultado da avaliação e para onde as verbas irão ser destinadas.


Além disso, os problemas levantados pela bancada receberão um tempo para serem resolvidos, e através de um termo de responsabilidade a Universidade se comprometerá a realizar tais alterações - independendo de como isto será feito. O não cumprimento das mudanças implica em multa e até no fechamento do curso. Infelizmente, é uma brecha para que empresas privadas se aproximem de Instituições Públicas, o que nos leva a cair nos princípios da Reforma Universitária e do REUNI.


A auto-avaliação, por sua vez, é realizada por pessoas a mando do reitor da Universidade, mostrando que a democracia passa bem longe dentro da mesma.


É claro que aqui são apenas alguns dos pontos expostos do por que devemos sim Boicotar o ENADE, porém não são todos e, por isso, realizaremos um debate aprofundando ainda mais este assunto.


Debate: SINAES/ENADE
Dia/Horário: 29 de Agosto às 14 horas
Aonde? Dom Pedro I – Reitoria – Anf. 100


O que rolou no XVI EREEn – Região Sul______________

O XVI Encontro regional dos Estudantes de Enfermagem, região Sul, aconteceu em Junho na cidade de Curitiba, abordando temas preparatórios para o encontro Nacional. Contudo, como já é do conhecimento de alguns o encontro, infelizmente, teve seus espaços bastante esvaziados, o que impediu que o evento tivesse uma representatividade mais expressiva. O fato do EREEn ter sido primeiramente idealizado para realização no Estado do Rio Grande do Sul e só posteriormente remanejado ao Estado do Paraná, dificultou muito a divulgação bem como a melhor organização deste.


Apesar disto, não podemos ficar nos lamentando por estes acontecimentos, explicar as falhas nem muito menos apontar os responsáveis. Porém, seria de tamanha negligência de nossa parte se não expuséssemos aos não presentes o empenho e a vontade que tivemos em fazer uma enfermagem mais forte e unida no Sul, e isto ocorreu durante toda organização e realização do Encontro. Neste ocorreram discussões esvaziadas, sim, mas cheias de vontade de mudar a realidade em que vivemos hoje sendo de significativa importância. Permitiu ainda aos participantes refletirem sobre o que querem e esperam da saúde em nosso país, e principalmente sobre o papel que exercem nessa transformação.
Sendo assim seguem abaixo algumas das deliberações ocorridas no evento:

MOVIMENTO ESTUDANTIL
Participar ativamente de todos os espaços que lutem pelos direitos da Enfermagem;
Realizar grupos de estudo e discussões, sempre assuntos atuais e referentes à saúde e a Universidade;
ENADE/HOSPITAIS UNIVERSITÀRIOS
Criação de fóruns de discussão sobre os temas;
Puxar o Boicote ao ENADE;
Contra todo e qualquer tipo de privatização dos Hospitais;
Apoio a Greve dos Servidores;
REPRESENTAÇÔES
Participar dos debates realizados pelas entidades representativas de Enfermagem (COFEN, CORENS e ABEN);
Contra a eleição direta realizada para os CORENS, COFEN;
CONTROLE SOCIAL
Participar das Conferências de Saúde Municipais e Regionais;
Trazer este debate para todos os alunos;


CALENDÁRIO____________________________________

· 10° CBCENf – Dias 3 a 6 de Setembro – Marumbi ExpoCenter – Valor da inscrição para estudantes:R$ 105,00.
Maiores informações no site: www.cbcenf.com.br/10cbcenf/

· II Seminário de Qualidade em Saúde e Acreditação do Paraná – 12 de Setembro – 8hrs as 18hrs. Rua: Dr. Faivre, 141 – Auditório da FESP – Valor da inscrição para Estudantes: R$ 30,00.
Maiores informações no site: http://www.aben-pr.org.br/


· Nos dias 21 e 25 de outubro de 2007 acontecerá os seguintes eventos:

. V Semana Nacional de Estomaterapia
· VII Congresso Nacional de Estomaterapia
· II Simpósio Internacional de Incontinências
· I Congresso Luso Brasileiro de Estomaterapia

Local: Curitiba (PR)Informações: www.sobest.org.br/agenda.asp

. X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica (PR) - 30 de outubro a 2 de novembro - Estação Embratel Convention Center.Realização: Sociedade Brasileira de PediatriaOrganização: Ekipe de EventosSite: http://www.ctip2007.com.br/



Não percam na próxima edição tudo o que aconteceu no ENEEn, agora em Julho, no RJ.ATÉ LÁ!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Resultado das Eleições


Coletivo LEVANTA OU CAE?!
_____________________________
Caros Estudantes de Enfermagem,

Infelizmente não deu! Por sete votos, a chapa “Da luta não me retiro” assumirá o Centro Acadêmico de Enfermagem. Contudo, viemos aqui expor que não nos sentimos perdedores e nem muito menos derrotados afinal, conseguimos transmitir aos estudantes nossas propostas e ideais provando que vale a pena lutar e acreditar em nossos sonhos! Conseguimos ainda fazer com que a informação os atingisse e, que de alguma maneira, os mobilizasse e isso não tem preço.

Agradecemos pelo voto de confiança que mais de 90 estudantes depositaram em nós, por acreditar em nossas propostas e no trabalho que ao longo de um ano o coletivo vem realizando.

Agradecemos a todos aqueles que pararam e leram nossa carta programa; que agüentaram os milhões de scraps ao longo dessa semana, enfim, agradecemos a todos vocês que fizeram, pela primeira vez em muitos anos, com que houvesse realmente um processo democrático dentro da Enfermagem.

Parabenizamos a chapa vencedora, porém pedimos que a mesma faça jus aos votos obtidos. Desde já nos colocamos à disposição da nova gestão do CAE, para que assim concretizemos a melhoria do ensino, pesquisa e extensão de nosso curso, bem como a realização de tudo o que vier a contribuir para o curso de Enfermagem.



“Há homens que lutam um dia e são bons;
Há outros que lutam um ano e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos e muitos anos e são muito bons.
Porém há os que lutam toda a vida.
Estes são os imprescindíveis”.
(Bertolt Brecht)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

DEBATE

Entaum pessoal,
Não percam na proxima terça feira a partir das 10 e 30 DEBATE entre as chapas para o CAE. Acontecerá no Setor de saúde!!!



Lembrem-se que a sua participação é muito importante e poderá definir o caminho que o movinto estudantil da enfermagem irá traçar!
Contamos com a presença de todos vocês!

Eleições para CAE - 15 de Agosto

CARTA PROGRAMA



HISTÓRICO__________________________________________________

O coletivo “Levanta ou CAE” surgiu da necessidade de discutir diversos assuntos da Enfermagem e da Universidade com os estudantes, buscando informá-los para que estes se atentem à realidade dos mesmos. Procuramos levar aos graduandos assuntos que sejam de interesse geral como: o exercício profissional, Hospitais Universitários, Greves, Estágios, UNE, Reforma Universitária entre outros. Sendo assim, mensalmente, fazemos jornais do coletivo visando cumprir tais funções. Realizamos ainda eventos para que tais objetivos fossem atingidos como: a I semana Universitária dos Estudantes de Enfermagem e o Encontro Regional de Enfermagem. Entretanto, acreditamos que isto só não basta! Faltam ainda mobilizações mais concretas; planejamentos reais e, principalmente, comprometimento de todos os envolvidos para concretizar tais mudanças. E umas das saídas que encontramos foi disponibilizar aos estudantes mais uma opção para representá-los no centro acadêmico. Partindo desse pressuposto, temos o intuito de além de dar uma nova cara ao movimento da Enfermagem, apresentar propostas simples, porém eficientes.

“Somente quem se movimenta sente as correntes que o prendem”. Rosa Luxemburgo

Um pouco de política________________________________________

A palavra política é derivada do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado, porém pode ser utilizada como substantivo ou adjetivo, compreendendo as ações, comportamentos, intuitos, entendimentos e desentendimentos dos homens. Logo, todo ser humano é um ser político, como já dizia Aristóteles. Portanto, é apenas através destas atitudes que compreenderemos o que se passa hoje em nossa sociedade.




REFORMA UNIVERSITÁRIA, UNIVERSIDADE NOVA, REUNI
Veja mais nos textos sobre Reforma Universitária aqui mesmo no Blog!
Significa o sucateamento e perda de autonomia da Universidade através de parcerias com as empresas privadas; da implantação de ensino a distância; cobrança de taxas entre outros; limitando o acesso da população a mesma. Defendemos um projeto de Universidade que vise o ensino gratuito, público e de qualidade, nos colocando contra a qualquer projeto que fira tais preceitos.


ENADE/SINAES
Veja mais nos textos sobre ENADE aqui mesmo no Blog!
O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior na prática não avalia a estrutura real das Universidades nem se o ensino proposto é de qualidade, pois cria apenas uma competição a fim de promover à distribuição de verbas às mesmas, não distinguindo privada de pública. Possui ainda caráter punitivo, cortando a verba e fechando cursos que não atinjam as metas propostas pelo MEC. Porém, ao mesmo tempo, regulariza o funcionamento cada vez maior de Faculdades Privadas e cursos técnicos, voltados apenas ao mercado de trabalho, deixando de lado o tripé da universidade: Ensino, pesquisa e a extensão além de seu caráter crítico. E, sendo assim, propomos o BOICOTE, pois somente desta maneira teremos uma avaliação de verdade!



HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Veja mais nos textos sobre Hospitais Universitários aqui mesmo no Blog!
São campos de ensino, pesquisa e extensão que traz para a sociedade benefícios tecnológicos desde o atendimento até a assistência à saúde. A proposta de transformá-los em fundações retira todo este caráter das Instituições o que nos leva a CONTRARIAR tal medida.


CONTRA PRECONCEITOS
Sejam esses por: cor, raça, religião, etnia ou gênero. Devemos saber olhar para o próximo sem distingui-lo, criticá-lo afinal somos todos iguais. Na Enfermagem, por exemplo, o maior preconceito sofrido é o de gênero, ou seja, a formação de pré-conceitos sob a maneira de olhar a realidade da vida, tanto das mulheres quanto dos homens. A partir disso surge à necessidade de se discutir assuntos como cotas e assédio moral.


POR ISSO PROPOMOS_______________________________________

. Criar fóruns quinzenais, para discutirmos assuntos pertinentes à Enfermagem, como sistemas COREN/COFEN, REFORMA UNIVERSITÁRIA, ATO MEDICO, CURRICULO, REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO ENTRE OUTROS; E este fórum já começará dia 22/08 com o tema: ENADE/SINAES – independente do resultado das eleições.

· Realizar a “I Feira de Especialidades em Enfermagem”, trazendo para todos, informações sobre os diversos campos de atuação do profissional de Enfermagem; (Maio/2008).


· Promover mini cursos e palestras ministradas pelos profissionais recém formados, criando oportunidades para estes; (Novembro/2007).


· Fazer reuniões bimestrais, ou quando solicitado, com os representantes de turma de todos os períodos, para ajudar a solucionar os problemas pontuais de cada um e melhorar o diálogo entre os estudantes e o CAE; (Agosto/2007).


· Abrir as reuniões para todos os interessados;


· Participar de TODOS os espaços que visem à luta pela Enfermagem (ex: UNE, UPE, ENEEnf, DEPARTAMENTO DE CURSO, SETOR DE SAÚDE, REUNIÕES DE COLEGIADO entre outros) e, após todas as reuniões, mandar relatorias aos estudantes bem como o certificado de participação de tais espaços, se houver;

· Concretizar o abaixo assinado reivindicando melhorias nas instalações do nosso curso, como melhores salas, laboratórios, equipamentos bem como a estrutura do Centro Acadêmico; (Agosto/2007).


· “I Feirinha do Escambo Literário”, em que estudantes poderão trocar vender e comprar livros e xérox; (Outubro /2007).


· Deixar o Centro Acadêmico disponível e acessível aos estudantes, abrindo-o as segundas, quartas e sextas;


· Realizar a “I Reaprendendo a viver”, curso de vivência em um hospital psiquiátrico, ou clínica de reabilitação; (Dezembro/2007).


· “II Semana Universitária de Saúde de Enfermagem”, integrando os acadêmicos e profissionais da UFPR com os de outras Universidades; (Maio/2008).


· Promover eventos como churrascos (II Integradão), festas, torneios, tendo como objetivo a interação entre os acadêmicos de Enfermagem de todos os períodos com outros cursos;


· Fazer a “I Calourada de Enfermagem”, proporcionando ao novo estudante além da acolhida, informações sobre o curso, matérias, locais, entre outros; (Março/2008).


· Confeccionar a carteirinha de associação ao Centro Acadêmico com uma taxa semestral de 10 reais. Através desta, o aluno além de auxiliar no autofinanciamento do CA, terá descontos em todos os produtos oferecidos pelo mesmo (chaveiros, adesivos, mochilas, jalecos); (Setembro / 2007).


· Realizar e divulgar prestação de contas semestral;

· Manter os informativos mensais;


· Continuar a venda de materiais como Mochilas, bolsas, jalecos, camisetas.


· Organizar o Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEN) 2008, que será em Curitiba;

CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO NESSAS ELEIÇÕES, VAMOS MUDAR A CARA DA ENFERMAGEM NA UFPR!!!